sexta-feira, 8 de maio de 2009

Início da 2ª fase - Semana 0

Com o final da primeira fase, temos de dar início à segunda fase.

- Primeiro passo: Comprar novo aquário, conseguido a dia 24 de Abril, um Aquatlantis Ambience Horizon 120 em cerejeira (250litros e lindo!!!, digo eu);

- Segundo passo: Desmontar o aquário antigo, a 28 de Abril, deu bastante trabalho, pois tivémos de passar todos os peixes para um aquário pequeno que tenho (ficaram um pouco apertados, mas tinha de ser assim) e que foi montado com a água deste aquário, as plantas para um garrafão também com esta água e tentámos aproveitar ao máximo a água existente pois estava bastante estabilizada. Depois foi necessário limpar toda a areia e aproveitar todo o substrato;

- Terceiro passo: Montagem do novo aquário, que trabalheira!!! Pedi ajuda a um vizinho meu para colocar o móvel e o aquário no local onde era suposto (mais uma vez obrigado, Nuno) e a partir daqui continuou a trabalheira brutal! Foi necessário limpar o novo aquário com água quente (aqui o problema prendeu-se com o facto de o aquário ter 60cm de altura, por isso tive de me por em cima duma cadeira para o poder fazer, enquanto a minha mulherzinha linda estava a limpar o antigo aquário e filtro) e depois começar a colocar o substrato antigo e mais substrato que comprámos. Finalizada esta etapa, demos início à colocação da areia e da água que aproveitámos do anterior aquário (não encheu nada de especial, os 25litros que aproveitámos encheu 1 ou 2 cm deste aquário), colocou-se mais um pouco de água para poder colocar as plantas. Depois disto é que foi o cabo dos trabalhos, tive de ir buscar a mangueira à garagem para encher aquele aquário enorme, liguei-a à casa de banho e comecei a encher com a ajuda da minha mulher. Bem, esta parte demorou à vontade umas 2 horas!!! Finalmente foi altura de colocar todo o equipamento a funcionar, filtro, termostacto, bomba de ar, iluminação, para começar a ser criado todo um novo ecossitema. Também inseri bactérias para esta estabilização se reproduzir mais depressa. Mais uma coisa que acrescento, demos com um camarão junto das plantas (já não tinha esperança de ter camarões no aquário, porque os esclarares os tinham comido, mas lá estava um), que aproveitou o facto de ter o aquário só para ele para curtir que nem um doido, ele nadava para um lado, nadava para o outro, parecia o camarão mais feliz do mundo!!! EhEh!!!

- Quarto passo: Passagem dos peixes, dia 29 Abril (noite). Começámos a passar, gradualmente, os peixes e ver qual a reacção deles ao novo habitat. Como a adaptação estava a ser bastante positiva, acabámos por passar todos os peixes e com alguma sorte, mas também muito trabalho e planeamento, correu tudo bem e estão a adorar o novo lar.

- Quinto passo: Colocação de mais algumas plantas, dia 30 de Abril. Como o aquário estava um pouco despido de plantas e só tinha uma espécie de plantas, fomos a uma loja comprar mais umas espécies (assim que souber quais, adiciono ao post), na loja Koala, na Póvoa de Sta Iria (estão muito bem!). Colocá-mo-las no aquário e esperamos que cresçam bastante!!!

Foi uma semana de mudanças em casa, foi bastante cansativo, mas o resultado final está espectacular, digo eu!!!!

Aqui vos deixo algumas fotos:

1 comentário:

  1. É verdade, deu muito trabalho, mas valeu a pena, o aquário é lindo e fica um espectáculo cá em casa!!! E o nosso Yupi estava doido!!!
    Beijos gdes, LU.

    ResponderEliminar